segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Governo hackeia você. Twitter, Facebook e Google alertam usuários sobre ataques patrocinados pelo Estado


http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n64809/twitter-alertas-hacker-patrocidano-estado.html

O Twitter enviou um alerta para alguns usuários, avisando-os de que hackers patrocinados por governos podem estar tentando obter dados sensíveis de suas contas, disse a companhia no primeiro alerta desse gênero feito pela rede social.

O alerta disse que não havia indicação de que os hackers tenham conseguido obter informação sensível de um "pequeno grupo de contas" visadas.

O site não deu informações adicionais sobre o ataque ou possíveis suspeitos em sua investigação.

A notícia do Twitter é a mais recente em meio a preocupações com ataques cibernéticos de organizações patrocinadas por governos. Agências governamentais, empresas e a veículos de mídia têm sido hackeados.

Uma organização sem fins lucrativos que teria recebido o alerta, a Coldhak, disse que o aviso do Twitter veio na sexta-feira.

O alerta dizia que agressores poderiam estar tentando obter informações como "endereços de e-mail, endereços de IP, e/ou números de telefone."

Como forma de prevenir seus usuários, o Twitter tem seguido os passos de outras empresas emitindo notificações para que eles estejam atentos a respeito de possíveis ataques patrocinados pelo Estado. Os alertas incluem também links da Tor Project e um guia do EFF para "Proteger-se em redes sociais".

Ainda não se sabe qual país está por trás de alguns ataques a usuários, que incluem ativistas e chefes de segurança. Apesar das vítimas não possuírem nenhum vínculo evidente, acredita-se que esses usuários sejam os principais alvos de ataques que possuem suporte governamental.

Google e Facebook também começaram a enviar alertas para usuários possivelmente alvos de ataques patrocinados por governos.

Nenhum comentário: