terça-feira, 23 de junho de 2015

Escritório de consciência da informação.





Criado em resposta ao ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, o Information Awareness Office (IAO) é um ramo da Agência dos Estados Unidos Defense Advanced Research (DARPA), que tem como objetivo reunir grandes quantidades de inteligência através de fontes eletrônicas, a fim de ajudar a evitar atos terroristas no futuro.

O Information Awareness Office (IAO) foi estabelecido pela Defesa Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (DARPA) em janeiro de 2002 para reunir vários projetos da DARPA focados na aplicação de tecnologia de vigilância e informação para rastrear e monitorar terroristas e outras ameaças assimétricas para a segurança nacional, visando alcançar "Total Information Awareness" (TIA).

Com o escritório de consciência da informação, foi criado um gigantesco banco de dados, para monitorar os registros eletrônicos e das transações de cada pessoa.


De acordo com os novos relatórios, eles irão rastrear seus gastos com cartões de créditos, seu movimento bancário, suas viagens, os sites de internet que você visita, os seus e-mails,

suas chamadas telefônicas , seu passaporte,suas informações de sua carteira de motorista,seus registro médicos e jurídicos/judiciais, seu histórico escolar e o que mais você possa pensar.



Isto foi conseguido através da criação de bases de dados informáticas enormes para coletar e armazenar a informação pessoal de cada um nos Estados Unidos, incluindo e-mails pessoais, redes sociais, registros de cartões de crédito, telefonemas, registros médicos, e inúmeras outras fontes, sem qualquer exigência de um mandado de busca.

Esta informação será então analisada para procurar atividades suspeitas, conexões entre indivíduos, e "ameaças".

Além disso , o programa incluiu o financiamento de tecnologias de vigilância biométricas que poderiam identificar e rastrear os indivíduos usando câmeras de vigilância, e outros métodos.

Na sequência de críticas da opinião pública que o desenvolvimento e a implantação desta tecnologia poderá potencialmente levar à um sistema de vigilância em massa, o IAO foi extinto pelo Congresso em 2003. 
No entanto, vários projetos similares ao IAO continaram a ser financiados e executados apenas sob nomes diferentes, como revelado por Edward Snowden durante o curso das divulgações de vigilância de massa 2013.






Nenhum comentário: