segunda-feira, 6 de abril de 2015

Motoristas sem privacidade. Segurança em risco

Os sistemas sem fio(Bluetooth, Wi-Fi, etc) em milhões de carros mais recentes podem permitir o comprometimento da privacidade das informações pessoais dos motoristas.
A navegação pelo GPS e outras tecnologias em carros e caminhões, podem gravar e enviar a localização e o histórico de condução com o envio de informações a terceiros. 
Os dados, incluindo as rotas de viagem, a localização do veículo e os hábitos dos motoristas, podem ser obtidos sem o consentimento informado do motorista e podem ser usados para ameaçar a sua segurança ou fazer com que as empresas de propaganda enviem itens indesejados para você.
De acordo com um relatório do senador Ed Markey dos EUA (Democrata-Massachusetts), empresas de automóveis não estão aptas a proteger seus sistemas sem fio contra a invasão de privacidade e, em alguns casos, até mesmo permitem o compartilhamento de informações pessoais, tais como onde veículo onde os motoristas estacionaram, liberando as informações para qualquer um. Este relatório foi baseado nas respostas de 16 grandes fabricantes de automóveis sobre como a informação é recolhida do motorista e "protegida".
O relatório também apontou como as medidas para proteger as informações pessoais e impedir o acesso remoto eletrônico dos veículos, são inconsistentes em relação à segurança entre os diferentes fabricantes.

Nenhum comentário: