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quarta-feira, 4 de julho de 2012

Corrupção: China e Brasil. O mal prevalece porque os bons não fazem nada.


 





 

Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, 

que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. 
Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros 
de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.

Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, 

em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata 
Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso 
sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. 
Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer 

algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. 
Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso 
confronto númerico resumido no quadro abaixo: 






















Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, 
a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. 
Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar 
e seria calculada em trilhões. 
Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, 
financiado por propinas, 
barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido 
mais rico do mundo.

Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. 

Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, 
Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse 
à demissão.

Dia 19/07/11, o Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos 

que estavam envolvidos em desvio de verba pública.

Se adotarmos esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso

por ano



    
 
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