Translate

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pacto pela Vida do governo e Pacto pela Morte da população.Pernambuco contribui para que o Brasil seja o campeão mundial de assassinatos. O atual governo de Pernambuco propaga que o “Leão do Norte” é o Estado que mais cresce no Brasil. Porém, no que se refere ao índice de desenvolvimento humano e a violência estamos entre os piores do país. Dedução: quem cresce são os empresários.

O mapa da violência brasileira indica a taxa de homicídio por Estados da federação. Nos três primeiros lugares se destacam, como os mais violentos, os Estados de Alagoas, Espírito Santo e Pernambuco. Como bons exemplos de segurança pública, se sobressaem São Paulo e Piauí, com baixos índices de homicídios.
Li num jornal local que foram registrados em Pernambuco, no período de janeiro a maio de 2012, nada menos do que 1.431 assassinatos. São quase 10 homicídios por dia! Isto é obsceno e desonroso. Estes números só são comparáveis a países que vivem em guerra civil.

Assim, Pernambuco só contribui para que o Brasil, em números absolutos, seja o campeão mundial de assassinatos. No nosso país são 22,7 homicídios para cada 100 mil habitantes, quando o índice aceitável, é de menos de dez. Grécia e Portugal, países pobres da Europa, vivendo uma brutal crise econômica, têm taxa de apenas 1 homicídio.

Portanto, nada justifica o gasto de dinheiro público com propaganda elogiosa ao Programa Pacto pela Vida. Esta sensação de insegurança geral tem sua origem na extrema desigualdade social, na falta de aparelhamento policial, na impunidade e no avanço das drogas.


Nenhum comentário: