segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ex - presidente do Tribunal Superior de Justiça confessou cumplicidade com narcotráfico.

Aponte Aponte. Era presidente do Tribunal Superior de Justiça. Era um homem da lei. Ele confessou cumplicidade com uma rede sul-americana de narcotráfico. E admitiu ter manipulado processos judiciais para favorecer traficantes cujos negócios eram partilhados com alguns dos mais graduados funcionários civis e militares do governo Chávez. Ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro disse que o caso do Supremo Tribunal de Justiça o ex-juiz Eladio Aponte Aponte mostra claramente que a DEA, juntamente com o governo dos EUA, está orquestrando planos para desestabilizar Venezuela O ex-juiz Aponte diz: Vice-Presidente administra a justiça na Venezuela! Eladio Aponte Aponte, resume a sua situação até "o paradoxo do perseguidor virar perseguido." "Conhecer o sistema de dentro, e como ele funciona e como ele é tratado ... Eu não acho que eu teria quaisquer direitos de defesa comum a todos, não no meu caso pelo menos." Ele disse ter recebido chamadas "do presidente Chavez(da Venezuela) para baixo" para mexer com o sistema de justiça. Ele deixou o país porque teme por sua segurança. "Considerando o número de assassinos contratados há, eu não ousaria andar pelas ruas na Venezuela", disse ele em uma entrevista transmitida na noite de quarta-feira no canal SoiTV (Sistema Parecer Interactive), pertencente ao banqueiro venezuelano Eligio Cedeño. A rede lançou antecipadamente uma transcrição da entrevista. Aponte fala sobre o fim das suas boas relações com a parte superior de governo para que ele disse ser "leal", ocorreu "há muito tempo; eu só não tinha percebido isso. " Ele disse que não sabia as razões para essa ruptura. Além disso, ele negou qualquer ligação com suposto narcotraficante Walid Makled e tendo recebido o dinheiro dele ou "tráfico de drogas." "Quero voltar para a Venezuela, para esclarecer a minha situação e limpar meu nome." Ele admitiu que na Venezuela existem presos políticos, "Sim, tivemos ordens para não liberar algumas pessoas, particularmente os chefes de polícia (condenado a 30 anos na prisão em conexão com os acontecimentos de Abril de 2002). " Aponte Aponte afirmou que recebeu "muitas chamadas" do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) Luisa Estella Morales e do procurador-geral Luisa Ortega Díaz, que lhe pediu para emitir um número de vereditos. Quando perguntado sobre a suspensão da juíza María Lourdes Afiuni - quem nem ele, nem o entrevistador, chamado por seu nome - Aponte Aponte, disse: "Ela é uma mulher muito corajosa. Esses são os ministros que representam o sistema de justiça do bem". Geral Alcalá, um traficante que Aponte Aponte informou, disse que os acórdãos do Tribunal Penal Supremo Tribunal de Justiça, são consultados com funcionários de alto nível. ".. Não há dúvida em minha mente. Nada acontece na Venezuela sem o presidente (da Venezuela) dar o OK" Questionado sobre a independência do poder judicial, ele disse: "Isso é uma falácia. E eu vou lhe dizer por que cada final de semana, especialmente em manhãs de sexta-feira, há uma reunião no gabinete do presidente do país, com o vice-presidente, que é a pessoa que administra a justiça na Venezuela, com o Presidente do Tribunal Supremo, com o Procurador-Geral, com o Presidente da Assembleia Nacional, com Procurador-Geral, com a Controladoria Geral e de vez em quando, com alguns dos chefes de polícia. É daí que vêm as diretrizes do sistema de justiça. Em outras palavras, as orientações sobre como a justiça deve ser administrada. " Ele negou ter violado qualquer caso relacionado com drogas. No entanto, ele mencionou uma vez em que ele recebeu chamadas "da Presidência da República pedindo minha ajuda." "o Major Magino" estava envolvido nesse caso, ele disse. De acordo com Aponte Aponte, Magino foi o guarda-costas da mãe do presidente Hugo Chávez. Um tenente perto de Magino foi "preso em Carora com um estoque de cocaína" em rota para um batalhão do exército. Ele disse que as drogas não foram apreendidos porque eles estavam passando diretamente da Colômbia. "O ministro da Defesa me ligou. Era (Raúl) Baduel naquela época. (Henry) Rangel Silva telefonou-me. Geral Carvajal telefonou para mim. Um almirante, Aguirre, eu acho. Então, um monte de pessoas é assegurado por este homem. " Quando perguntado sobre as posições das pessoas que telefonaram para ele, em conexão com este caso, ele respondeu: "Carvajal foi o Diretor de Inteligência Militar; Henry Rancel Silva era o diretor da Disip, a agência de inteligência; o ministro da Defesa era o almirante Baduel... Aguirre era o Ministério da Casa Civil. " No caso Magino, Aponte Aponte lembra, "Eu emiti a liminar, mas o Procurador-Geral encerrou a investigação. Lembro-me do caso, pois ele foi posteriormente demitido." Ao falar sobre o esconderijo de cocaína detectados "4 ou 5 anos atrás, "Aponte Aponte acusou o comandante da Quarta Divisão Blindada e Militar Maracay Garrison, Cordones Gerais; Cliver Alcalá, de ser o barão da droga na Venezuela, juntamente com Reverol ", referindo-Geral Néstor Reverol, o chefe da Departamento Anti-Drogas da Venezuela. Quanto à presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na Venezuela, Aponte Aponte, disse: "Houve um tempo em que as instruções que tínhamos, principalmente, da Procuradoria chefe militar, eram para deixar esses caras em paz." Ele se esquivou de várias perguntas sobre sua suposta colaboração com o FBI ou a DEA e justificou sua saída da Venezuela como uma ação "para limpar a minha cabeça." "Eu deixei o país em primeiro lugar, limpar a minha cabeça a partir de um evento tão traumático como sendo acusado de algo que eu não tinha absolutamente nada a ver". Foi feita referência a seus supostos vínculos com Walid Makled. "Fui acusado tão habilmente, e com malícia tal, e baseada inteiramente em boatos." Ele culpou o filho para a inclusão de Makled na lista de convidados em seu casamento. "Durante a greve da Indústria do Petróleo de 2002, se não me engano, ele (Makled) foi uma grande ação no Estado de Carabobo. A ele foi dado o tratamento de tapete vermelho por funcionários do governo. Ele era um dos caras que supostamente ajudaram na reativação das refinarias e de abastecimento alimentar do país. " "Eu não tinha idéia das atividades deste homem (...) eu vi uma nota que eu não tenho aqui comigo, assinado pelo presidente (da Venezuela ), parabenizando o Sr. Makled por seu trabalho em prol da revolução e do movimento revolucionário que o presidente Chávez está gerenciando. " Chanceler venezuelano Nicolás Maduro comentou sobre as declarações do ex Justiça Eladio Aponte Aponte e disse que, mais uma vez, o governo dos EUA está conspirando para desestabilizar a Venezuela. "Os Estados Unidos continuam a ser um santuário para traficantes de drogas, pessoas corruptas, traidores, terroristas. Na Flórida, (Luis) Posada Carriles está vivendo a boa vida, protegido pelas leis dos Estados Unidos e suas instituições. Não são os terroristas que plantaram bombas nas embaixadas da Espanha e do consulado da Colômbia, sobre 7 ou 8 anos atrás. Eles se abrigaram lá como se fossem grandes democratas. Eligio Cedeño é agora um funcionário da inteligência de os EUA ", disse Maduro. "É fácil entender por que um fugitivo, perseguido por suas ligações com os cartéis de drogas e que foi afastado do cargo, já vendeu sua alma para o DEA, agência que surge novamente contra a Venezuela, ao invés de uma organização para combater o narcotráfico ", acrescentou. Segundo Maduro, o DEA reuniu inteligência política na Venezuela. "Eles conspiraram contra o governo. Mas uma vez que (DEA) foi expulso do país, começamos a fazer progressos na luta contra o tráfico de drogas." Ele lamentou que os meios de comunicação privados tomar depoimentos Aponte Aponte como verdadeira.

Nenhum comentário: