Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

Campanha anticorrupção na China gera perseguição a vice-prefeito e ex-chefe de polícia Wang Lijun, que quis os corruptos punidos. Risco iminente de enfrentamento entre o Exército e o partido comunista chinês.

A crise política mais grave na China desde o massacre da Praça da Paz Celestial em 1989 foi confirmada nesta quinta-feira com a destituição de Bo Xilai, carismático e controverso secretário do Partido Comunista de Chongqing, que planejava se tornar um dos líderes do país na próxima década.

Sua ambição de chegar ao núcleo de direção do Partido Comunista Chinês (PCCh) e talvez um dia a "número um" foi barrada pela sua cessação fulminante como chefe comunista de uma prefeitura de quase 40 milhões de habitantes, apenas 20 horas depois de o primeiro-ministro, Wen Jiabao, ter pedido reformas políticas para evitar uma nova Revolução Cultural.

Wang Lijun, ex-chefe de Polícia que combatia implacavelmente a corrupção, revelou, primeiro ao consulado dos EUA em Chengdu(Sichuan) e depois em Pequim, onde está em liberdade vigiada, o lado obscuro do "modelo Bo" e de Chongqing como laboratório político.

Segundo disseram nesta quinta-feira à agência EFE fontes ligadas ao PCCh, Pequim viu um risco iminente de enfrentamento entre o Exército e o partido se os militares do sudoeste do país oferecessem proteção a Bo por serem amigos de seu famoso pai.

Wang, que também foi destituído hoje, pode ser acusado de traição por revelar "ao inimigo" - os Estados Unidos - segredos do PCCh, e pode ser até condenado à morte, segundo analistas consultados pela EFE.

Segundo o diário South China Morning Post, o presidente da nação asiática, Hu Jintao, disse a membros da Conferência Consultiva Política do Povo da China (CCPC), principal órgão assessor, que Wang praticou uma traição.

Uma fonte de Chongqing citada pelo diário revelou que "os funcionários foram informados que Wang traiu o país com crimes, corrupção e degeneração moral".

E quem quiser que acredite.

Wang foi contra a corrupção e está sendo acusado de ser corrupto!!

PARECE ROBERTO JEFFERSON NO MENSALÃO!!

Nenhum comentário: